SOBRE O PROJETO

 “Medalha Zero” é um projeto de série de histórias em quadrinhos que tem como objetivo trazer um novo universo de ficção científica com muita ação e super poderes para a realidade paulistana. Apesar de se tratar de um tema infantojuvenil, tem vários conflitos internos do protagonista que vive um amor à primeira vista, uma personagem feminina forte e ativa em uma história cheia de detalhes intrincados que interessam os adultos também.

Além das história em quadrinhos, estão sendo criados também games e desenhos animados.

ORIGEM DO GARRA

Eu sempre sonhei em ser desenhista, aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica antes mesmo de entrar na escola. O ano era 1994. Eu tinha 14 anos e nessa época os mascotes dominavam o mundo do entretenimento. Mickey Mouse, Pernalonga, Pica Pau, Snoopy e principalmente nos games: Bubsy, Sonic, Mario, Sparkster, Earthworm Jim, etc. Foi nesse momento que eu percebi que precisava também ter o meu personagem principal. Um mascote! Assim nasceu o personagem Garra e o projeto que receberia mais tarde o nome de Medalha Zero.

O difícil foi criar uma história e um universo para ele. O que criei na época não me agradou. Foi somente muitos anos depois que tive a ideia de criar a Pandora, uma personagem 100% humana por quem o Garra se apaixona. Ela então ganhou tanta força e personalidade que reformulei a saga várias vezes com o melhor das versões anteriores e uma participação mais ativa da Pandora onde ela se tornou tão protagonista quanto o Garra.

INSPIRAÇÕES

Como nenhum projeto surge do nada, o Garra também nasceu de muitas inspirações da década de 90 trazendo aquela nostalgia gostosa pra quem viveu essa época.

Cavaleiros do Zodíaco: Essa referência talvez seja a mais óbvia, né? Os personagens da série Medalha Zero não vestem armaduras de constelações mas vestem Medalhas do Universo que concedem super poderes. Cada uma delas tem seu poder de acordo com o planeta de origem que variam entre plasma, vento, gelo e etc. Bem parecido com alguns dos super golpes dos cavaleiros de Atena.
Tartarugas Ninja: Uma humana com 4 personagens meio animais e meio humanos. Porém em vez de tartarugas, nós temos felinos. Uma das grande diferenças é que o Garra não é um mutante. Ele já nasceu assim com a mistura de D.N.A. em laboratório alienígena. Outra grande diferença é que a Pandora não é só apenas uma mocinha frágil que precisa ser salva o tempo todo. Ela tem um papel ativo e importante na história, algo que a própria April das Tartarugas Ninja também precisou atualizar.
Bubsy/Ducktales/Megaman/: A primeira e a maior inspiração visual na criação do Garra em 1994 foi o Bubsy. Por mais que os olhos do Garra lembrem os do Sonic, posteriormente ao Bubsy, o formato da cabeça e dos olhos foram inspirado no Tio Patinhas e o corpo tem os braços e pernas gordinhos como os do Megaman.
Phantasy Star: O visual dos humanos em Medalha Zero tem um traço puxado pro anime porque são inspirados na série de games Phantasy Star. A Pandora foi inspirada numa menina que eu gostava na infância e também na Alis, protagonista do Phantasy Star do Master System.
Superman : Muito dos layouts dos quadrinhos, as poses de luta e narrativa são inspiradas nos gibis do Superman. Também o esquema de fechar arcos de história 3 em 3 edições foi inspirado nas HQs da Revanche do Superman contra o Apocalypse (Hunter Prey) e no Retorno do Apocalypse (Doomsday Wars).
Sonic The Hedgehog: Por mais que essa seja a referência que as pessoas mais notam à primeira vista, o Garra tem muito pouco do Sonic. Porém o formato semelhante dos olhos realmente chamam muito a atenção. Além disso eu desenhei o Sonic minha vida inteira. Sempre fui fã desde 1991 quando foi lançado e fiz várias fã comics. Então podemos dizer que meu traço ficou mais “viciado” no estilo dele em tudo que faço.

LANÇAMENTO OFICIAL

Somente com as dicas preciosas de amigos e colegas de trabalho e também a experiencia trabalhando com desenhos e os cursos que fiz, que em 2013 o projeto chegou a uma versão que eu gostei. Depois de criar mais de 19 versões de roteiros e produzir um teaser em desenho animado, finalmente a história em quadrinhos Medalha Zero Nº 1 foi lançada em Dezembro de 2018 graças a ajuda de muitos amigos e familiares que apoiaram o projeto na plataforma de financiamento coletivo Catarse.

FUTURO DO MEDALHA ZERO

Lançado na CCXP de 2021, considerado o maior evento nerd já organizado no país e a maior Comic Con do mundo em público em 2019, Medalha Zero chegou a sua terceira edição fechando o primeiro arco das aventuras do Garra e da Pandora. Além da série de histórias em quadrinhos que continua sendo produzida e do teaser em desenho animado que foi feito para divulgar o projeto, estão sendo preparados roteiros e storyboards para séries e filmes, um jogo de videogame está sendo desenvolvido,  e também estão sendo feitas diversas parcerias de crossovers com outros autores nacionais e internacionais.

E tudo isso começou em 1994 com um sonho de infância...